Performace do Sistema deixando mais Rapido

Ahe galera,

Poderiam colaborar com formas de deixar o sistema mais rapido, tipo desativando algo que nao usa, carregamento mais rapido.

Estava pesquisando na net e vi que o livro do yii tem bastante informaçoes para deixar o sistema mais rapido so que na net so aparece a metade do topico, vc poderiam colaborar com configuraçoes para melhorar a performace do sistema.

Existe alguma forma que compacta o javascript/css no momento do carregamento

Valew

Primeiro: você está enfrentando problemas de performance? Se não, porque gastar tempo com isso?

Segundo: Caso você esteja com problemas de performance, já fez profiling da sua aplicação para identificar os pontos de gargalos? As vezes o problema nem é na aplicação.

Sim estou com problema de performace… o meu sistema demora para carregar as view e responder e ate mesmo para logar.

Então faço o profiling da sua aplicação e identifique quais são os gargalos.

Pela descrição que você passou, se está lerdo até em um simples login, eu chuto que o seu problema é o banco de dados e não a aplicação. Mas só o profiling vai te dizer corretamente qual o problema.

Como eu poderia fazer isso… sou meio leigo!

Valew

http://imasters.com.br/artigo/17257/php/utilizando-xdebug-para-fazer-profiler

valew

Edson, eu estava com problema de performasse também, então descobrir que era o apache(não identifiquei o problema especifico) e tinha que reinicia-lo a toda vez que ficava lento.

Desculpa não ter ajudado com a resposta, mas gostaria mesmo é de deixa relatado essa possibilidade.

André,

Veja na pasta do apache/log os arquivos access.log e error.log veja quantos megas está, eu mesmo não vejo a nescessidade de gravar log de access e error no servidor local, ai você pode desabilitar no conf/httpd.conf

humm, vou verificar e desabilitar o desnecessário para mim. tenho esse problema pelo menos umas 4 vezes no dia rsrs

Existem alguns pontos interessantes a se levar em conta para a performance da aplicação e que as vezes passam despercebidos.

Assets

Trabalhar com eles é util mas deve se tomar muito cuidado para não ficar demasiado.


www.yiiframework.com/wiki/148/understanding-assets

Essa extensão é muito interessante para gerencia-los e melhorar o desempenho:


www.yiiframework.com/extension/s3assetmanager

CACHE

Pergunta crucial a opção de cache do Yii está ativada?

Se não, ative-a. Vai ajudar em muito a diminuir as requisições no sistema.

Ativando o Cache no Sistema:


http://www.yiiframework.com/doc/guide/1.1/en/caching.overview

Fragmentando o Cache:


www.yiiframework.com/doc/guide/1.1/en/caching.fragment

Extensão AutoCache:


www.yiiframework.com/extension/callcache

NGINX

Um servidor rodando NGINX melhora muito qualquer aplicação. Se você tiver acesso a shell e as permissões devidas, faça a instalação dele. Você notará fácil a melhora da performance.

Apache+Nginx+Yii:


http://www.yiiframework.com/doc/guide/1.1/en/quickstart.apache-nginx-config

Yii com Nginx + PHP-FPM:


www.yiiframework.com/wiki/153/using-yii-with-nginx-and-php-fpm/

APC

Você pode usar as técnicas de Caching com o APC para melhorar a performance também


www.yiiframework.com/doc/guide/1.1/en/topics.performance#enabling-apc-extension

Scripts Minimizados:

Se estiver usando JQuery na interface do sistema, uma boa é usar todos os scripts em suas versões .min.js

Melhora pouco, mas é um auxílio.

Profiling

Como o colega acima já disse, é insdispensável detectar os pontos de gargalo. As vezes um pequeno código mal estruturado gera uma tarefa que acaba sobrecarregando o sistema.

Você pode ativar o DB Profiler nativo do Yii configurando o main.php na pasta config.




…

  'components'=>array(

    …

    'db'=>array(

      'connectionString' => 'mysql:host=localhost;dbname=blog',

      'username' => 'root',

      'password' => '',

      'charset' => 'utf8',

      'tablePrefix' => 'tbl_',

      'schemaCachingDuration' => 180,

      'enableProfiling'=>true, // Habilita o DB Profiler

      'enableParamLogging' => true, // Habilita o LOG de parametros

    ),

    …

  ),

…



Como usar o Profiling nativo do Yii:


www.yiiframework.com/doc/guide/1.1/en/topics.logging#performance-profiling

Outras dicas uteis


www.yiiframework.com/doc/guide/1.1/en/topics.performance

<< Informações Básicas e Importantes para melhorar a Performance do Sistema


www.amazon.com/dp/1849515484?tag=gii20f-20 

<< Esse livro é muito bom, tem práticas interessantes para se usar.

Espero ter ajudado. Abraços