Mvc Formatar Dados

Bom dia, tenho um sistema que preciso mostrar vários dados ao usuário de diferentes tabelas e bancos de dados. Formato esses dados fazendo um loop e unindo através de arrays multidimensionais com keys especificas, estou com dúvida de onde devo fazer esta formatação pois li que não deveria ser no model.

Obs: Este sistema usa o Codeigniter na real :(

Fala Thiago.

Se eu entendi a sua pergunta, o ideal é vc ter um método na sua model que executa a consulta relacionada com os bancos/tabelas que vc precisa e retornar um array/objeto.

Já no seu controlador vc chama esse método que vc criou e o retorno desse método vc passa para a view que será onde vc vai fazer o loop nos dados e montar a exibição em tela.

Espero ter ajudado.

Abs.

Então mas são vários models metodos e bancos de dados que preciso unir para apresentar de forma correta na view. Ex:

Busco um produto, suas vendas e estoques eles são arrays diferentes que vem de fontes diferentes como CSV MySQL etc… Atualmente eu faço um loop nestes resultados separadamente colocando suas informações indexados pelo id do produto e depois junto tudo algo muito complexo para view. Porém faço isso no model tornando estes métodos específicos para estes problemas já que formata de acordo com o nesseário para a view o que acaba sendo ruim acredito.

Se vc já tem isso funcionando hj, vc pode criar um helper/class que faz isso tudo pra vc. Ficaria da mesma forma que eu mencionei no comentário anterior mas ao invés de fazer em um model, fazer em um helper.

Um helper específico para formatar aos dados de uma view seria correto? ou em um metodo do controller para já passar corretamente para view?

Se é correto ou não eu já não consigo te responder. Cada um tem uma forma de desenvolver. Eu busco sempre a melhor forma de deixar mais organizado e facilitar futuras manutenções. Pode aparecer outro aqui dando uma outra sugestão, mas cabe a vc ver o que se adapta melhor a sua necessidade.

Eu, diante do cenário que vc apresentou, eu resolveria da forma que eu mencionei em um dos comentários anteriores:

Criaria um helper, na controller eu chamaria o método desse helper e passaria pra view. A formatação dos dados eu faria no helper para não ter que processar mais nada na controller e simplesmente fazer a exibição dos dados na view.

Pois é isso que é complicado, como é um sistema grande gostaria da melhor prática pra que não fique bagunçado no futuro. Vou seguir essa sugestão valeu.