Algumas Dúvidas

Olá pessoal

Estou começando no Yii, já aprendi bastante coisas, mas tenho duas dúvidas que não sei nem por onde começar a resolver. Só pra constar, não sou expert em programação e isso dificulta um pouco.

Dúvida 1

Como faço para trabalhar com classes que baixo da net? Por exemplo, classes para upload e manipulação de imagens. Onde eu coloco esses arquivos e como os utilizo dentro do projeto?

Dúvida 2

Como faço para incluir meus códigos e fazê-los funcionar? Por exemplo: após um cadastro num form, quero que o sistema pergunte se eu quero cadastrar fotos. Em que arquivo eu tenho que incluir meus códigos?

Dúvida 3(dúvida besta)

Quando eu subir minha aplicação para o servidor, terei que subir a pasta do yii inteira para a raiz do servidor e + a minha aplicação?

Gente… valeu pela força… to aprendendo muito por aqui e em breve terei condições de retribuir e ajudar outras pessoas.

Abraços!

Opa, bom eu tbm tenho muitas duvidas, mas to gostando de aprender aki no forum…

Atualmente to fazendo ± assim, mas nao sei se ta certo nao cara

//importando o arquivo "protected/components/arquivo-externo.php";

Yii::import(‘application.components.*’);

require_once(‘arquivo-externo.php’);

Aqui tem um artigo interessante sobre isso: blog.walterebert.com/using-external-php-libraries-with-the-yii-framework/

Não entendi mto bem :blink:

sim, tem que subir a pasta do framework tbm! :)

Opa… vlw pelas dicas, Gustavo… vou experimentar!!! Com relação à minha 2ª dúvida, é o seguinte: quando você preenche um form e clica no botão para salvar os dados, por padrão o sistema grava os dados no banco (lógico :blink: ) e te manda pra tela com as informações q vc acabou de gravar. Mas digamos q eu não queira q o sistema se comporte assim… após gravar os dados, eu qro q ele execute alguma tarefa (gerar um código randômico por exemplo) ou q ele recupere o id do registro q acabou de ser salvo etc. Onde q eu manipulo esse comportamento do sistema?

Caso eu ainda não tenha conseguido ser muito claro, tento explicar novamente… vlw pela força!!! E vc falou bem… tbm estou aprendendo bastante aqui no fórum… classe A.

Boas pessoal ,

relativamente a questao que estao colocar, o ideal mesmo é nao importar o código , mas sim reutilizar de acordo com o modelo MVC e de acordo com estrutura da Yii framewok. Mas isto é minha opniao pessoal.

Cumprimentos

Olá tiagoc

Quando vc diz "não importar o código, mas sim reutilizar", como seria isso na prática? Minha dúvida, neste caso, é: como eu poderia reutilizar um código (de terceiros) sem importá-lo primeiro?

Abraços!!!

Com relação a efetuar alguma tarefa após o cadastro, você irá executar isso nos seus controladores. Na pasta "Controllers"

você encontrara os controladores da sua aplicação, você poderá desenvolver funções, instanciar outros Models e alterar

o redirecionamento da sua aplicação. Se você não alterou nenhuma configuração, isso se dara em um método chamado actionCreate()

que é a ação responsável por Criar um novo registro no banco, ou invocar a página para o cadastro.

Perfeito Rafael… nunca tinha trabalhado com framework. Tá sendo td novo e estou impressionado com o nível de produtividade. Vlw pela dica… era o q eu precisava!